Minha lista de blogs

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Presidente Rafael Correa denuncia poluição da Chevron na Amazônia



"Esta é a mão negra da Chevron" afirmou Rafael Correa

O presidente do Equador, Rafael Correa, chamou nesta terça-feira (17) a população para um boicote à petroleira norte-americana Chevron. O mandatário denunciou a poluição deixada na selva amazônica pela empresa transnacional. 

Na cidade de Aguarico, na província amazônica de Sumcumbíos, Correa acusou a Chevron de ser responsável por um dos “maiores desastres ambientais do mundo”, enquanto mostrava a mão coberta de petróleo. "Esta é a mão negra da Chevron" afirmou o presidente equatoriano depois de colocá-la em uma das mil piscinas que se formaram na região. 



Com esta visita, o presidente começa uma campanha internacional, junto a personalidades que irão percorrer as várias zonas da Amazônia onde a transnacional manteve suas operações. A empreitada do governo obedece à negativa da empresa de reconhecer a decisão de um tribunal equatoriano que a condenou a pagar uma indenização de 19 bilhões de dólares aos povoados da Amazônia.


Por sua vez, a transnacional apresentou uma contrademanda em que acusa a justiça do Equador de atos de corrupção. 

“Não permitiremos que se desprestigie o nosso sistema de justiça”, respondeu Rafael Correa no sábado (14), ao acusar os governos anteriores do país de terem assumido uma atitude entreguista e de ter participado de conluios com a empresa estadunidense.

Chevron despeja resíduos de petróleo na Amazônia equatoriana 

De acordo com a campanha "ChevronToxico", em mais de três décadas de extração de petróleo na Amazônia equatoriana, a Chevron despejou mais de 18 bilhões de galões de água poulída na floresta, o que deixou a população local sujeita a uma onda de câncer, aborto e deficiências ao nascer, além do extremo impacto ambiental em geral.






Fonte: Vermelho
Imagens: Vermelho, Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...