Minha lista de blogs

domingo, 18 de março de 2012

Leonel Brizola


Em primeiro lugar, coloco aqui o comentário que foi feito em meu blog pelo amigo Ramiro Lopes e que deu orígem a este post.


Caro Amigo Burgos

Vou comentar outro post que publicou á alguns dias:

http://burgos4patas.blogspot.pt/2012/03/5-milhoes-de-estudantes-terao-aula-em.html

Quando ainda era estudante de engenharia, fiz um estágio numa empresa chamada " Carioca Engenharia " em 1985.

Trabalhei no projecto dos CIEP's, do governo de Leonel Brizola,e de um grande homem chamado DARCY RIBEIRO, que criou o projecto CIEP's.

Trabalhei na fabrica de pré-fabricados de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Lá se faziam os pilares e lajes destas magníficas obras.

Passados mais de 36 anos, de uma excelente idéia que morreu pelas maõs assassinas dos politicos corruptos após DARCY RIBEIRO, vejo que querem retomar esta maravilhosa ideia de escola integral.

No entanto já se perderam mais de uma geração de crianças, que agora são homens e mulheres, que agora uma grande maioria são marginais.

PERDEU-SE MAIS DE UMA GERAÇÃO (uma geração são 25 anos), estas crianças seriam hoje, possivelmente adultos responsáveis, com educação e valores de civismo e ética, que tanto fazem falta ao Brasil.

No entanto, vive-se no Brasil o momento dos corruptos, e isto influencia a maneira de ser dos Brasileiros como um povo.

O oba/oba permanente, a falta de honestidade, a imbecilidade, os roubos, a incivilidade, são considerados normais, MAS NÃO É NORMAL ESTAS ATITUDES Burgos.

PERDEU-SE MAIS DE UMA GERAÇÃO.

Oxalá que realmente façam a escola integral para as crianças, com :

- EDUACAÇÃO

- ALIMENTAÇÃO

- SAÚDE COM MEDICO PERMANENTE NA ESCOLA

- EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA (OBRIGATÓRIA)

- DESPORTO

Tudo isto existia nos CIEP's, e foi deixado ao abandono, por mesquinhez política.

Caro Burgos, a educação é uma meta que leva pelo menos 50 anos a dar resultados.

Não se pode interromper a cada 4 anos dos governos, quando mudam as moscas !!!!!!

Não acredito que o Brasil vai mudar o principal de sua caracteristica (O OBA / OBA), isto não chega, não chega, só com educação contínua poderão mudar algo de fundo, da alma dos brasileiros.

Estas minhas palavras tambem se aplicam a Portugal.

Um abraço Burgos, achei que deveria comentar este seu post sobre educação no Brasil.

Um abraço amigo.

Ramiro Lopes Andrade

-------------------

Brizola, Darcy Ribeiro e os CIEPs

Os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), popularmente apelidados de Brizolões, foi um projeto educacional de autoria do antropólogo Darcy Ribeiro que, pessoalmente, o considerava "uma revolução na educação pública do País".

Implantado inicialmente no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, ao longo dos dois governos de Leonel Brizola (1983-1987 e 1991-1994), tinha como objetivo oferecer ensino público de qualidade, em período integral, aos alunos da rede estadual.

O horário das aulas estendia-se das 8 às 17 horas, oferecendo, além do currículo regular, atividades culturais, estudos dirigidos e educação física. Os CIEPs forneciam refeições completas a seus alunos, além de atendimento médico e odontológico. A capacidade média de cada unidade era para mil alunos.

O projeto objetivava, adicionalmente, tirar crianças carentes das ruas, oferecendo-lhes os chamados "pais sociais", funcionários públicos que, residentes nos CIEPs, cuidavam de crianças também ali residentes.

Os governos que sucederam aos de Brizola não deram continuidade administrativa ao projeto, desvirtuando-lhe a sua principal característica: o ensino integral. Desse modo, as unidades construídas e operacionais tornaram-se escolas comuns, com o ensino em turnos. As demais, parcialmente concluídas, foram simplesmente abandonadas, assim como desativada e desmontada a instalação que produzia as suas peças pré-moldadas de concreto.

O projeto arquitetônico dos edifícios é de autoria de Oscar Niemeyer, tendo sido erguidas mais de 500 unidades. Uma de suas características foi a utilização de peças pré-moldadas de concreto, barateando sua construção.

As escolas são constituídas por três estruturas:

- O edifício principal, erguendo-se em três pavimentos, abrigando as salas de aula, centro médico, cozinha, refeitório, banheiros, áreas de apoio e recreação;

- O ginásio esportivo, que também pode receber atividades artísticas e culturais;

- O edifício da biblioteca e dos dormitórios.

No segundo governo de Leonel Brizola, alguns CIEPs passaram a contar com piscinas.


Brizola - Tempos de Luta

O vídeo Tempos de Luta, dirigido por Tabajara Ruas, conta toda a história de Leonel Brizola. O filme, começa com cenas do enterro em São Borja, a meca do Trabalhismo, onde também estão enterrados Getúlio Vargas e João Goulart. De imediato, aparece Frutuoso Brizola, irmão de Leonel, apontando para umas coxilhas: “Lá nasceu Leonel Brizola”. É a partir de Cruzinha, povoado antes vinculado a Passo Fundo e hoje a Carazinho, que vamos ver até onde vai esta história.
No documentário, abrangendo cenas dos principais eventos que marcaram a trajetória de Brizola, estão ainda 27 depoimentos de familiares, companheiros e lideranças políticas que com ele , entre os quais, Luís Carlos Prestes, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Jarbas Passarinho, Flávio Tavares, Mário Soares, ex-presidente do Portugal.








Fonte: Wikipédia
Imagem: Google

3 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Obrigado amigo

Ramiro

maria disse...

Beleza de documentário BURGOS. E pensar que não existe neste país nem um único político que se compare a Brizola. E pensar que hoje, mais do que nunca, homens como Brizola, se existissem, poderiam por o Brasil em pratos limpos, num outro rumo de soberania, bem estar da população e educação.Mas assim não é, e a medida que assim não é, as últimas esperanças vão se desvanecendo. Abraços

Ênio Paltian disse...

Quantos Brizolões poderíamos construir com o dinheiro doado para a copa?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...