Minha lista de blogs

sexta-feira, 16 de março de 2012

Em solidariedade a Cuba, Rafael Correa não vai a Cúpula das Américas


O presidente do Equador, Rafael Correa, confirmou que não participará do fórum da Organização dos Estados Americanos, que será realizado na Colômbia, em protesto pelo boicote dos Estados Unidos à participação de Cuba.

O presidente anfitrião, Juan Manuel Santos, viajou a Cuba mas não se opôs à posição estadunidense.

Rafael Correa:"Já não estou disposto a voltar a participar nestas cúpulas, nas que não se debatem os problemas dos povos latino-americanos como o embargo que os Estados Unidos impõe a Cuba e a ocupação britânica das Malvinas", apontou o mandatário.

Correa criticou que "nessas reuniões são feitas todo tipo de declarações sobre a democracia, mas nunca se fala da verdadeira; tudo são palavras que nunca se convertem em fatos".

Além disso, agregou, "sinceramente e sem a intenção de ofender meus colegas americanos e menos ainda o presidente Juan Manuel Santos, como anfitrião desta cúpula, temos medo de que nossos povos se cansem que seus presidentes estejam em cúpulas e eles em tantos abismos".


"Com todo respeito, mas é a verdade, são cúpulas com frases clichês, lugares comuns. Apenas se fala de democracia formal, votar cada certo tempo, mas não a democracia real que significa justiça sobre os problemas fundamentais, inadiáveis de nossa América", acrescentou o presidente do Equador.



Fonte: vermelho.org.br

3 comentários:

Fernando Franco disse...

Ei Burgos, Rafael é um daqueles que tem coragem de falar o que pensa. Daí os meios de comunicação massiva "caem de pau" em cima dele, pois vai contra os interesses do império americano. É bom saber que o ano de 2012 promete muitas mudanças para que o clichê ultrapassado de revolucionário, que era comumente associado a baderneiros (veja o caso de Che Guevara)seja entendido realmente como aquele que não concorda com o sistema medíocre, escravista e mentiroso.
Bom fim de semana!

Octopus disse...

Existem três países da América do Sul onde se está a tentar uma nova forma de democracia participativa, o Equador é um deles, os outros são o Uruguai e a Venezuela.

Estes países representam uma esperança num verdadeiro poder popular e de uma distribuição mais justa das riquezas.

BURGOS disse...

Fernando e Octopus

Gostaría muito que o Brasil também se recusasse a ir nessa Cúpula das Américas, está mais do que na hora do Brasil se posicionar como o Equador está a fazer.


Um grande abraço meus amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...