Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Irã aprova lei para expulsar Embaixador Britânico



Um projeto de lei que rebaixa as relações diplomáticas do Irã com o Reino Unido e prevê a expulsão do embaixador britânico foi aprovado nesta segunda-feira, disse a emissora estatal Irib, um dia depois de passar no Parlamento.

Os membros do Conselho Guardião, após exame do plano, aprovaram-no por unanimidade, disse Abbasali Kadkhodai, porta-voz do Conselho, ao site da Irib.

O Conselho Guardião é formado por 12 clérigos e juristas encarregados de analisar a adequação das leis ao islã. A tramitação excepcionalmente rápida desse projeto reflete a intenção do Irã de impor retaliações pelas sanções anunciadas na semana passada pelo Reino Unido contra Teerã.

Pelas novas sanções britânicas, bancos do país ficam proibidos de fazer negócios com bancos iranianos, inclusive o Banco Central. As medidas foram impostas devido a um novo relatório da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, um órgão da ONU) que intensificou as suspeitas de que o Irã estaria tentado desenvolver armas nucleares, algo que Teerã nega.

No domingo, ao aprovar o projeto, deputados entoaram gritos de Morte à Inglaterra. Parlamentares disseram que retaliações semelhantes serão adotadas contra qualquer outro país que punir o Irã por seu programa nuclear.

Ministro de Relações Exteriores da União Europeia se reúnem na quinta-feira para aprovar novas sanções, que podem incluir o rompimento de relações financeiras e a proibição de importação do petróleo iraniano.



Fonte: Voz da Rússia

Imagem: Google

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei!! Burgos, acorda...essa gritaria do Irã contra a Inglaterra é só para fazer um discursinho de animozidade porém, efetivamente, nada...inócuo, pois dizem os iranianos: - que Pelas novas sanções britânicas, bancos do país ficam proibidos de fazer negócios com bancos iranianos, inclusive o Banco Central. Ora, os iranianos deveriam dar graças a Alá pelos ingleses terem feito isto,será que não viram o que o Chavez fez? repatriou o ouro da Venezuela bem como mudou os ativos que estavam em bancos americanos e europeus.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...