Minha lista de blogs

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O QUE FEZ MUAMMAR AL KHADAFI PELO SEU POVO?



Vamos saber com detalhes o que fez Muammar al-Khaddafi pelo seu povo.

A Líbia ficou independente no dia 1º de janeiro de 1952, data em que se reuniu os territórios da antiga Líbia num único Estado Federal e com o nome de Reino Unido da Líbia. O líder religioso dos sanusis, o emir Sayid Idris, em 1951, foi coroado rei com o nome de Idris I. O seu governo monárquico foi por demais autoritário, sem nenhuma ligação com os anseios das classes mais pobres.
E em 1953 a Líbia foi admitida na Liga Árabe e no ano seguinte (1954), Idri I, aceitou a implantação de bases estrangeiras no território líbio, com a concessão de bases militares e aéreas aos norte-americanos. A influência econômica dos Estados Unidos e da Inglaterra tornou-se cada vez mais poderosa.
Já a descoberta, em 1961, de jazidas de petróleo, na Líbia, ocasionou graves atritos, devido a ambição dos EUA e da Inglaterra, no petróleo líbio e houve gente do governo, Idri I, que exigiu a saída das tropas estrangeiras da Líbia. E ainda assim, os EUA ficou durante anos com quase 50% do petróleo líbio e de graça.
Em 1966, Muammar al-Khaddafi, (21 anos) filho de beduínos nômades, que havia ingressado no exército, enquanto estudava em Londres, fundou a “União dos Oficiais Livres”, e, após o retorno à sua terra natal, continuou o trabalho de conspiração política dentro do exército.
E Kadhafi, 18 anos depois da posse de Idri I, no dia 1º de setembro de 1969, era major, tinha 27 anos e participou ativamente da queda de Idri I, que teve início em Sabha em uma insurreição, todavia só depois que os coronéis líbios invadiram Trípoli, é que foi derrubada a monarquia e sem derramamento de sangue. A “União dos Oficiais Livres” era uma associação de oficiais radicais islâmicos, que após a tomada do poder, criaram Conselho da Revolucionário da Líbia, formado pelos coronéis que derrubaram Idri I.
E um ano depois (1970) da queda de Idri I, o Conselho Revolucionário promoveu Kadhafi, então com 28 anos de idade, à coronel, para colocá-lo na chefia do governo, que tão logo que assumiu revelou que o seu governo era islâmico, nasserista (palavra derivada do egípcio Abdel Gamal Nasser, o maior líder nacionalista do Oriente Médio) e socialista! Foram suspensos os contratos das bases militares, impôs severos controles sobre a atividade de empresas transnacionais petrolíferas instaladas na década de 60.
Kadhafi decretou a nacionalização das empresas, dos bancos e dos recursos petrolíferos do país, e expulsou os norte-americanos, britânicos, franceses e israelenses do país!
E com a exploração do petróleo houve uma grande melhoria de vida da população do país, principalmente a dos pobres e miseráveis.
Muamar Kadhafi, pôs em prática um projeto de ensino e assitência médica gratuitos, distribuição de casas populares de graça e deu ênfase na agricultura, através de uma reforma agrária que distribuiu para cada família rural dez hectares de terra, um trator, uma casa, ferramentas e irrigação. Foram perfurados mais de 1.500 poços artesianos e 2 milhões de hectares do deserto começaram a receber irrigação artificial. A Líbia cresceu tão rápido, que pôde receber imigrantes de outros países árabes e trabalhadores qualificados de todo o mundo.
Nas cidades, Khaddafi criou um sistema de previdência social e incentivos às famílias numerosas.
Os trabalhadores da indústria tiveram direito à participação de 25% nos lucros das empresas.
A Líbia, em cinco anos, deixou de ser o país mais pobre do norte da África e passou a ter a maior renda per capita do continente: 4.000 dólares ao ano.
Em 1973, Kadhafi publicou o Livro Verde sobre suas idéias políticas que rejeitam o capitalismo e o marxismo e sim uma maior participação popular na política através de Comitês populares e do Congresso Geral do Povo.
A Líbia em 1977, passou a se chamar “Jamahiriya (Estado das Massas) Árabe”.

A Líbia antes da NATO atacar crescia a 10,4 % ao ano, tinha uma renda per-capita de 17.000 dólares.
Detalhe que devia matar os EUA e a União Européia de raiva!

Eles querem é os 32 bilhões de dólares do governo líbio, que estão no banco da Inglaterra, os bilhões de dólares em ouro que estão nos cofres do governo líbio em Trípoli e o petróleo líbio, que desse já foi roubado um navio-tanque cheio dele e que foi vendido (ninguém sabe para quem) por 130 milhões de dólares!


COM A DESCULPA DE DEFENDER O POVO LÍBIO DO KADHAFI E INSTAURAR A "DEMOCRACIA" NA LÍBIA, BOMBARDEARAM O PAÍS OCASIONANDO A DESTRUIÇÃO DOS BENS MATERIAIS, MATANDO E FERINDO PESSOAS INOCENTES.

O RESULTADO FINAL DA INVASÃO DA LÍBIA, COMO NO IRAQUE E AFEGAQNISTÃO, SERÁ O BEM ESTAR FINANCEIRO DOS PAÍSES INVASORES!!!

6 comentários:

Fada do bosque disse...

Muito bom este post, Burgos, mas para ser sincera, o que mais gostei, embora infelizmente, foi da forma como concluiu! Sem tirar nem por!
Um abraço.

BURGOS disse...

Muito obrigada, mas infelizmente esqueci de colocar a fonte do texto, só ví agora depois do seu comentário.
Um erro lamentável.

Um abraço

Mário Nunes disse...

Excelente artigo Burgos também estava para escrever sobre o mesmo assunto, mais, Kadhafi tinha um plano para levar a água até ao deserto e tinha já começado a primeira etapa.
Para além disso, tinha apostado claramente no ensino universitário e numa rede de hospitais com cuidados de saúde básicos para toda a população, apesar dos bombardeamentos, fiquei deslumbrado com a capacidade e as máquinas existentes nos hospitais líbios. Em mais nenhum lado do Norte de África e no Médio Oriente as mulheres eram tão bem tratadas.
O exemplo era a Líbia.
E o que tem os rebeldes para oferecer para além de morte, insegurança e extremismo islâmico?
Alias é muito curioso como a NATO pode estar do mesmo lado da barricada, que a Al-Qaeda.
Nada é o que parece ser.
Nem esta Primavera árabe.
O que está em curso é o desmantelamento de estados no Norte de África, um apetite voraz por petróleo.
E o que se segue?




A barbárie.

BURGOS disse...

Muito obrigado Mário, estamos todos tentando não ficar calados diante de tantas atrocidades em nome de uma falsa democracia.

Abraços

maria disse...

Olá Burgos: absolutamente útil esse teu post Burgos. Por mim já estou despachando-o para muita gente de a a z em termos de "pensamento".

BURGOS disse...

Maria, Sulina

Muito obrigado a você, que nos mostrou que podemos viver de outra forma, sem precisarmos nos submeter ao sistema mundial.
Meus donos também são do Sul do Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...